...................................................................
Home » , , , , , , » 10 DICAS DE CUIDADOS ESPECIAIS PARA MANTER A MENTE SAUDÁVEL

10 DICAS DE CUIDADOS ESPECIAIS PARA MANTER A MENTE SAUDÁVEL

Nossa mente e funções cerebrais são e sempre serão um eterno enigma, digno de grandes estudos, contudo já sabemos muito de nossas capacidades mentais ao ponto de podermos estabelecer dicas para ampliar sua plenitude e eficiência.
Logo abaixo serão dadas 10 dicas que podem em muito tornar sua vida mental melhor e fazer com que está perdure por muito mais tempo ativa. Veja quais são:
1. Fortalecer a rede social e de afetos: O suporte social e a capacidade de se integrar em algum grupo com o qual se identifique são básicos para a manutenção da saúde mental. A disponibilidade para estabelecer e fortalecer relacionamentos afetivos também. Para muitos neurocientistas, o amor é uma das atividades mais importantes da mente, que envolve, entre outras coisas, compreensão intelectual e disponibilidade emocional.

2. Usar a cabeça: Inatividade e até descanso excessivo atrofiam as funções cerebrais. Para exercitar-se, a mente pode, e deve, fazer várias coisas ao mesmo tempo --ela tem os mecanismos para isso. Apesar de ainda se saber muito pouco sobre as doenças degenerativas cerebrais, já foi observado que elas atingem menos, e em menor intensidade, pessoas que praticam, ao longo da vida, atividades intelectuais intensas. A leitura é uma atividade especialmente propícia para exercitar a mente, pois envolve variadas capacidades mentais como a concentração, a memória, o pensamento abstrato, a imaginação etc. Jogos de estratégia também melhoram a rede neuronial e a memória.

3. Cultivar a espiritualidade: Independentemente de um credo específico ou da adesão formal a determinada religião, a busca de uma dimensão espiritual, que pode ser a própria busca de um significado maior para a vida e para o mundo, é uma forma de manter a mente "ereta": certa de seus valores e mantendo a nobreza da alma. Funciona também na doença: médicos relatam que doentes que têm ou buscam um envolvimento espiritual reagem melhor aos tratamentos e recebem alta mais cedo. 4. Exercitar-se com prazer A atividade física, entre outras coisas, estimula a produção de substâncias que propiciam bem-estar psíquico, como as beta-endorfinas (hormônios ligados à sensação de prazer). Para uma mente sã, não importam muito o tipo e a intensidade da atividade --a melhor é aquela que se gosta de fazer. A ressalva são atividades que implicam em competição ou exigência de performance, que podem se tornar um fator a mais de estresse. O melhor são as atividades feitas ao ar livre: a exposição à luz solar é importante na manutenção do equilíbrio emocional.

5. Manter uma alimentação saudável e regular: Embora esteja comprovado que suplementos alimentares tenham ação efetiva na prevenção de doenças, a carência dos nutrientes encontrados naturalmente nos alimentos prejudica o desenvolvimento e a manutenção das funções cerebrais. A primeira refeição do dia, quando o hormônio cortisol, considerado o "maestro" dos outros hormônios, está em alta, é fundamental para o bom funcionamento da mente.

6. Cuidar do sono: Dormir bem é essencial para manter e equilibrar as funções cerebrais. Durante o sono, além de desativar áreas que ficaram hiperativas durante o dia, o cérebro tem a chance de ativar outras áreas que são pouco utilizadas, o que, acredita-se, ajuda a equalizar as funções cerebrais. A questão vai bem além do número de horas, que varia para cada indivíduo. O importante, afirmam os médicos, é garantir a qualidade do sono. Se não há alguma doença específica, medidas comportamentais (como desligar-se dos problemas e criar rituais antes de ir para a cama) e ambientais (como um quarto silencioso e escuro) podem garantir uma noite bem dormida --e uma cabeça "boa" ao acordar.

7. Criar espaço para o autoconhecimento: No dia-a-dia, criar oportunidades para ter contato com o mundo interno, para ouvir e entender o que o corpo e a mente estão pedindo. Isso pode se dar por meio de um processo solitário, como a meditação, ou, se necessário, com a ajuda de um psicoterapeuta. Em qualquer caso, é preciso ser feito sistematicamente, organizar-se para ter um tempo para cuidar de si e se manter íntegro.

8. Respirar plenamente: A respiração diafragmática (que, na inspiração, leva o ar até a região do abdômen) é um dos métodos mais simples e eficientes para se obter um estado de relaxamento físico e mental tanto no curto como no longo prazo. Ao empurrar o ar para a região abdominal, expandindo-a, aumentamos a área de oxigenação pulmonar e também oxigenamos melhor o cérebro. É a respiração natural dos bebês, mas que a maioria das pessoas desaprende ao crescer, substituindo-a pela respiração torácica, curta e rápida, que manda ao corpo e à mente mensagens de uma situação de angústia (a dor no peito causada pela contração do diafragma) e de perigo (induzindo às reações fisiológicas do estresse).

9. Ir atrás dos pequenos ou grandes prazeres: Deixar a mente se abrir ao prazer, e buscá-lo, é um excelente energético para a saúde mental. Respeitar os próprios desejos, gostar daquilo que se sabe fazer melhor e gratificar-se por seus esforços e conquistas criam um círculo virtuoso de bom humor, auto-estima, confiança e equilíbrio mental.

10. Controlar o colesterol, a pressão, o estresse, o peso, enfim, os mandamentos do coração saudável: Os fatores de risco cardiovascular não culminam só em problemas cardíacos mas também em acidentes cerebrais, como o derrame e a esclerose cerebral. Todos os cuidados indicados para o coração também são considerados preventivos de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

IARA BIDERMAN

Fonte: Folha de SP
Compartilhe este artigo :
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CAMINHOS DO LITORAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Premium Blogger Template