...................................................................

PARATY - RJ



Informações Úteis



Atividades econômicas:
Turismos culturais, marítimos e o ecológico.

Como Chegar?

Dicas de Viajantes:



Patrimônio Histórico Nacional


Paraty possui atrações para todos os gostos e idades, além de seu centro histórico, diversas cachoeiras, trilhas ecológicas, ilhas e praias paradisíacas ao seu redor. Todos esses atrativos contam com serviços locais especializados para atender os visitantes.

 "A Cidade de Paraty é considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos e harmoniosos do país."


As atrações podem ser classificadas em 5 tipos; históricas, culturais, gastronômicas, de ecoturismo e esportivas.
Com uma área total de 933 km2 e uma localização privilegiada, Paraty está situada no litoral Sul à 236 kms da Capital do Rio de Janeiro e a 247 kms da cidade de São Paulo. Este trecho possui uma Mata Atlântica muito rica em fauna e flora e isso garante cenas espetaculares aos olhos de quem visita o local.
A Cidade de Paraty é considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos e harmoniosos do país. No atual momento a cidade é tombada pelo Iphan "Instituto do Patrimônio Histórico Nacional" e é candidata a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, mas esse título ainda não foi concedido a cidade pois são muitos os critérios de avaliação para essa escolha. Estamos na torcida, mesmo sabendo que Paraty vai continuar sendo um dos lugares mais importantes e charmosos roteiros do nosso país, independente de qualquer título.
Seu comércio hoje está preparado para receber o povo com hospitalidade e está estruturado principalmente no artesanato, roupas e também em lojas especializadas em cachaças e produtos naturais, além é claro dos restaurantes e pousadas que buscam constantemente melhorar seus produtos e serviços para que todos encontrem algo que lhe agrade e possam levar da cidade boas lembranças e recordações.
Além disto tudo, Paraty, ainda consta como sendo uma das cidades mais lindas de se fotografar, pois alia beleza natural com uma arquitetura histórica e encantadora, criando com isto diversas paisagens, o faz com que o turista possa registrar momentos inesquecíveis em sua estada e levar isto para toda a sua vida.
Alguns lugares interessantes para se visitar são: o centro histórico, as igrejas, as lojas, o cais do porto, as construções com detalhes maçônicos, a Casa da Cultura de Paraty que sempre conta com alguma exposição e todo o seu alredor em passeios de barcos, que são constantes.
Quando se caminha vagarosamente nas pedras "pé-de-moleque" dispostas nas ruas de Paraty, a impressão que se tem é que o tempo parou por aqui e aos poucos você vai entrando no clima da cidade que mais parece um cenário de cinema, as charretes passando pelas ruas, a maré que quando sobe, alaga ruas da cidade, as pessoas, os detalhes e até a pinga que uma vez experimentada, você compra na hora uma garrafa para levar.
As ruas do centro histórico foram todas dispostas de Leste para o Oeste e do Norte para o Sul. Não tem nenhuma delas retas, para defender a cidade, assim quando houve-se uma invasão pirata, os inimigos nunca saberiam se tinha alguém esperando no final do percurso.
Além do carisma do povo paratiense, a cidade conta com uma estrutura receptiva bem equipada e uma rica programação cultural durante o ano inteiro. Os melhores eventos são o tradicional carnaval, o festival da pinga, o reveillon e o evento de maior destaque a FLIP "Festa Literária Internacional de Paraty" que acontece anualmente, geralmente no mês de Julho e hoje é seu principal evento com reconhecimento mundial, por ser hoje um dos maiores e mais importantes festivais literários do mundo e que sempre homenageia  personalidades da literatura nacional ou mundial.
Paraty tem tembém ecoturismo, surfe, gastronomia e muitas praias bonitas que precisam ser conhecidas por seus visitantes.
Para os mais jovens e aventureiros as praias de Trindade são as preferidas, já que lá as condições são muito boas para a prática de esportes náuticos e ainda são perfeitas para quem busca a tranquilidade junto a natureza preservada.
O asfaltamento da antiga estrada que liga Trindade a BR-101 transformou de vez esse antigo povoado que já teve fama de vila Hippie e hoje em dia possui uma ótima infra-estrutura com pousadas, bares, restaurantes e também serviços como aluguel de barcos para passeios ao Caixadaço e à Praia Brava.
Climatempo em seu celularO acesso a estas praias facilitou a freqüência a outras, através de trilha na mata: a Praia do Sono, Ponta Negra, Antigos Grande e Pequeno. A região da Cajaíba, acessível de barco, é mais uma aventura para os turistas. Que constantemente visitam e se fazem acampamentos nas Praias Grande, Deserta, Itaoca, Pouso e Martim de Sá que, mesmo dentro da Reserva Ecológica da Juatinga, vem apresentando grande demanda turística.

VÍDEO DA SEMANA
O LITORAL NA MÍDIA
MAKING OFF


Compartilhe este artigo :
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CAMINHOS DO LITORAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Premium Blogger Template